terça-feira, 11 de agosto de 2015

Mini Guia de Sobrevivência na Bienal


São 3 pavilhões (azul, verde e laranja) e neles estarão presentes mais de 100 editoras, sebos, autores independentes e lojinhas que vendem coisas que você não tinha a intenção de comprar - mas que vai descobrir que precisa assim que ver. A sua maior vontade vai ser de comprar todos os livros que estiverem na sua frente. Mas o dinheiro é curto, as filas longas e ainda tem que sobrar tempo de conhecer AQUELE autor do seu livro preferido. 
Se só de penar você fica perdido,ai vão algumas dicas pra não surtar e aproveitar a bienal com tudo que ela tem a oferecer: 

1- Vá confortável: pode parecer obvio já que você vai passar a maior parte do seu tempo em pé que uma roupa confortável é mais do essencial. Mas o que eu já vi de gente usando salto fino na bienal não está no gibi.

2- Faça listas: dos livros que você quer MUITO comprar (escolha aqueles que você acha que estarão mais baratos); dos autores que quer conhecer, dos eventos que quer participar e dos estandes que quer ver. Assim você garante que vai ver tudo que quer sem enrolação e, talvez, sobre tempo pra ver mais do que imaginou.

3- Se programe e chegue cedo: combinar com os amigos para ir a bienal é a melhor coisa possível, mas esperar na fila pra comprar o ingresso não. Compre antes pelo site ou em um dos pontos de venda. E chegue cedo, quanto mais cedo melhor. você não quer perder a chance de conhecer um autor porque chegou lá 11 horas da manhã.

4- Leve uma mochila grande, água e comida: você não quer chegar no fim do dia com os dedos roxos de tanto carregar sacolas. Aqueles que sabem que vão comprar muito levam mochila de carrinho. A comida vendida na bienal é hiper cara e não muito boa, leve um lanche de casa e economize para comprar mais livros. Água tem de graça nos bebedores, é só reencher a garrafinha.

5- Tenha em mente qual o seu limite de gastos: não adianta levar o cartão de crédito, exagerar na compra e surtar quando a conta chega. E aproveitem para olhar os sebos, se você procurar bem encontra livros por R$ 10,00!

6- Leve uma câmera e documentos: o celular pode substituir a câmera se você preferir, mas lembre de levar.

Animados para bienal desse ano? Eu sem dúvida estou!