domingo, 15 de novembro de 2015

Resenha: Como Eu Era Antes de Você

Nome: Como eu era antes de você
Autor: Jojo Moyes
Gênero: Romance/ Drama
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 318

Jojo mostra, mais uma vez, todo esse talento que possui. Os livros dela deviam vir com um aviso grande na capa: eu vou fazer você chorar.


Em "Como Eu Era Antes de Você" conhecemos Lou e Will e a história de amor e amizade que surge entre eles. Lou tem 26 anos e ainda mora com os pais. Não tem muitas expectativas para vida e se conforma com o namoro morno e a vida pacata e sem emoção que leva trabalhando no café da cidade. Mas quando o  café fecha ela é obrigada a procurar outro emprego e -como a vida não está fácil pra ninguém- aquele que paga mais é o que, aparentemente, é o mais difícil e  a tira de sua zona de conforto: ser cuidadora de um tetraplégico. Will, 35 anos, era amante de esportes e não podia ficar parado - para ele a vida devia ser vivida com tudo que ela tinha direito.  Até que um acidente transforma sua vida - e não é pra melhor. Ele vira tetraplégico e é obrigado a largar tudo o que conhecia (sua independência e amor por aventuras) e passa a viver preso a uma cadeira de rodas e tendo que depender dos outros para praticamente tudo.
Sinceramente? Você se apaixona pela Lou logo de cara. Uma pessoa de bem com a vida e que tenta ver o melhor de tudo. Simpática e inteligente mesmo que a família diga que não. Já will é sarcástico e totalmente mordaz, mas devido a sua condição é totalmente compreensivo. Ao longo do livro, ele nota o jeito peculiar de Lou e ela percebe que ele não é tão ruim quanto parece - e, claro, é bem bonito.

Aos tapas, beijos e mancadas uma amizade singular nasce e com ela algo mais. Talvez Lou fosse aquele detalhe que faltava na vida de Will para notar que a vida pode ser boa mesmo com as dificuldades.

Jojo escreve tão bem. Liga todos os pontos e sem notar você já chegou ao final do livro e, sem dúvidas, está chorando. A leitura é leve mesmo que aborde assuntos delicados. E é maravilhoso ver a amizade entre Lou e will nasce e depois se transformar em algo mais.

Como eu era antes de você é sútil, romântico e transformador. Tudo o que eles passam juntos. Tudo que ela consegue aprender com ele - que pode ser mais do que qualquer um pensa, inclusive ela mesma. E ele voltando a sorrir mesmo com tanta angustia na vida.

E, para mim, o mais interessante, é que o livro me ensinou: nem mesmo o amor pode superar tudo, mas nem por isso ele é menos intenso, verdadeiro ou real. Esse livro é incrível! Realmente, muito bom. Se você ainda não leu, está perdendo tempo.

E se você já leu, deve estar morrendo para  a Intrínseca lançar "After You" (até agora, a previsão é para o primeiro trimestre de 2016, segundo o twitter da editora).

Deixa um comentário contando o que você achou da resenha, e do livro se já leu :)