Resenha: Jogos Vorazes


Nome: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Gênero: Distopia/ Juvenil
Editora: Rocco
Número de Páginas: 397

Depois de ver os filmes eu já adorava a Katniss e a história como um todo, mas mesmo sabendo do final, esse livro conseguiu ser simplesmente incrível.

A história, como a maioria já deve saber, se passa em Panem um país divido inicialmente em 13 distritos + capital, cada qual com sua função socioeconômica. Após um levante do distrito 13 e do massacre que aconteceu no mesmo, o governo decide adotar anualmente os jogos vorazes. Um evento “esportivo” em que dois tributos, entre 12 e 18 anos, de cada distrito lutam até a morte para relembrar dos tempos sombrios.

É nesse cenário de contos de fadas em que Katniss faz o seu melhor para continuar viva na parte mais pobre do distrito 12, caçando com o melhor amigo Gale e tentando alimentar a irmã e a mãe. Até que no dia da colheita ela tem que se voluntariar para que a irmã mais nova não faça parte dos jogos. E é a partir daí que a loucura começa.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Katniss e fica nítido como ela é incrível desde o momento que a colheita começa. Mesmo sem acreditar 100% na chance da vitória e sem ser a melhor se relacionando com os outros, ela faz o possível pra sobreviver num lugar totalmente estranho desde o começo.

Peeta, o 2° tributo do distrito 12, me surpreendeu. Eu realmente achei ele melhor no livro que no filme. Na verdade eu achava que ele era um personagem muito raso, mas no livro deu pra notar que ele é bem mais fofo e dedicado e até mais esperto. Comecei o shipp aqui mesmo já sabendo o final.

Quando começa a parte da arena, o modo como a Katniss entra em modo sobrevivência é simplesmente surreal. Cada pensamento, respiração. Os medos, raiva, preocupação, os questionamentos sobre a situação dentro e fora da arena.

 Dá vontade devorar uma página atrás da outra sem parar até o livro acabar. Rói todas as unhas em alguns pedaços, quase chorei quando aparece a Rue e amei de paixão os momentos fofos de Peeta e Katniss.

Simplesmente recomendo muito a leitura! Não importa se você já viu o filme ou recebeu algum spoiler, a escrita da autora é magnífica e merece ser apreciada. Jogos Vorazes sem dúvidas entrou na lista das minhas séries preferidas.

Vocês já leram? Pra quem ainda não leu, tá rolando leitura coletiva da saga. Você pode conferir todos os detalhes no instagram! 


 

 

 

 

 

 

 

 


0 Comentários